Seminário “ Morte: Ritos e Profissionais” Enviar por E-mail

3seminario01
A Associação de Agentes Funerários do Centro (AAFC) em parceria com a Optidados organizou o Seminário intitulado "Morte: Ritos e Profissionais", que decorreu no passado dia 8 de Outubro, com o objectivo de complementar as acções de formação que os Agentes Funerários têm frequentado e proporcionar um momento de convívio entre estes profissionais.

Na mesa de abertura estiveram o presidente da direcção da AAFC (Sr. Joaquim Marques), o presidente da Junta de Freguesia de Oiã (Sr. Dinis Bartolomeu), o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (Eng.º Joaquim Santos), o Presidente da Assembleia de Freguesia de Oiã (Dr. Amilcar Pereira) e o pároco de Oliveira do Bairro (Pdr. Francisco Martins), que disseram algumas palavras alusivas ao evento.

Os temas debatidos relacionaram-se com os ritos associados à morte bem como a dinâmica funerária nos dias de hoje, em que os profissionais envolvidos têm um papel muito relevante.


3seminario07Este seminário contou com dois painéis. O primeiro, da parte da manhã, foi dedicado aos " Ritos funerários história e importância". A Prof. Dra. Clara Saraiva iniciou o painel abordando a questão dos "Ritos funerários dos EUA à África Ocidental: origens, práticas e simbolismos"; com este tema procurou dar a conhecer um pouco dos ritos de outros povos, assinalando diferenças com o caso português. A Dra. Filipa Silva falou do " Uso da cremação ao longo dos tempos" salientando razões que estão na origem ou condicionam essa prática. Para terminar o painel da manhã contou-se com a participação da Dra. Marta Brites que abordou um tema sensível "Quando morre uma criança...", na sua comunicação procurou fazer passar a ideia de que a morte de uma criança nos deixa a todos sensibilizados, inclusive o agente funerário. Procurou também transmitir que o agente funerário tem um papel muito importante na organização do funeral de uma criança, devendo preocupar-se em cumprir o que foi pedido pela criança ou pelos pais.


Da parte da tarde, no segundo painel, foram abordados temas diversificados, relacionados com a "Dinâmica funerária nos dias de hoje e com preocupações que começam agora a surgir relativamente ao serviço funerário.


O Dr. Paulo Carreira abriu o painel com o tema "Tanatopraxia - inovação ou retorno ao passado?" procurou expor questões históricas passando depois a aspectos relacionados com a importância da utilização desta prática nos dias de hoje e da relevância da sua legislação.


Finalmente3seminario10 abordaram-se aspectos relacionados com a "Dinâmica no trabalho de técnico de serviços funerários–novas implicações" e "Implicações da disciplina do exercício da actividade funerária", estes temas complementares foram expostos pelo Dr. Pedrosa Vasco da DGAE e pelo Dr. Fernando Isidoro da ASAE. Estes oradores explanaram aspectos relacionados com a legislação da actividade e requisitos para o seu exercício. Houve ainda tempo para um período de debate em que os participantes puderam expor as suas dúvidas.


A mesa de encerramento pode contar com os representantes das associações do sector (AAFC-Sr. Joaquim Marques, ANEL-Sr. Carlos Almeida, AAFP- Sr. Vitor Barros e ASSPPSF- Dr. Paulo Carreira), que felicitaram a organização do evento e a sua relevância para o desenvolvimento da actividade.
No final do dia houve espaço para um cocktail convívio em que estiveram presentes os participantes do evento.

transsiberian railwayдепутат лобановский