Sector Funerário – Um Sector em Revolução Enviar por E-mail

mesa

     A OptiDados, em parceria com a Associação de Agentes Funerários do Centro (AAFC), a ExpoSalão da Batalha e a Génesis organizou o Seminário intitulado “Sector Funerário – Um Sector em Revolução”, integrado na Feira Nacional da Pedra, que decorreu de 12 a 15 de Março de 2009, com o objectivo de complementar as acções de formação que os Agentes Funerários têm frequentado e proporcionar um momento de convívio entre estes profissionais.

     Os temas a apresentar relacionaram-se com as mudanças que se estão a operar na mentalidade e na forma de trabalhar dos Agentes Funerários, cada vez mais com a preocupação de prestarem serviços de qualidade e de elevado profissionalismo.pulpito

     O seminário contou com dois painéis. O primeiro, da parte da manhã, foi dedicado à “Importância do Luto”, com a introdução do conceito de luto e de técnicas psicológicas no atendimento do cliente, normalmente, em situação de crise; e ao “Instituto Nacional de Medicina Legal e as Novas Directrizes com o Sector Funerário”, onde se estabelecem normas de procedimento que afectam directamente o acesso dos Agentes Funerários ao Instituto.

     Da parte da tarde foram abordados temas diversificados, onde se apontam caminhos para o futuro do sector.

     Em primeiro lugar tivemos “Os Contributos dos Centros Novas Oportunidades para o Aumento das Qualificações”, o qual teve por objectivo fornecer informação sobre o funcionamento dos CNO e o que é que as pessoas terão de fazer num processo RVCC para conseguirem a equivalência do 9º e do 12º ano.publico

     De seguida, com o título “Design Funerário”, apresentaram-se ideias inovadoras em que o design poderá constituir um factor de criação de valor para o produto funerário e até, de contribuir para a reformulação e criação de novos modelos de negócio nesta área.

     Finalmente, abordaram-se duas técnicas complementares que têm por objectivos ajudar a resolver problemas de deterioração física dos falecidos, esconder a expressão da morte e conseguir devolver-lhes o aspecto natural que tinham em vida. Procura-se assim preservar a imagem e dignidade do falecido durante as cerimónias fúnebres, deixando uma recordação agradável entre os seus amigos e familiares, ou seja: “Tanatoestética y Tanatopraxia - Técnicas de higiene y presentación cadavérica”.

     Na mesa de abertura estiveram os Presidentes da Direcção de duas Associações Funerárias (Sr Adelino Pinto e Dr Paulo Carreira) e no encerramento esteve o Presidente da Assembleia Geral da AAFC (Sr Joaquim Marques) que disseram algumas palavras alusivas ao evento.publico

      Assinalou-se ausência do representante da Direcção Geral das Actividades Económicas na abertura do Seminário. Tal deveu-se ao facto da Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor ter entendido que ainda não era pertinente a intervenção deles para fazer um ponto de situação da legislação que regulamentará o sector, conforme tinha sido solicitado pela organização, em virtude de ainda não saberem exactamente qual o rumo a tomar.

    Durante o evento foram servidos dois lanches e o almoço, tendo ainda havido espaço para a visita à exposição da Feira Nacional da Pedra.

 

mfx brokerсайты битрикс